Domínio de Bitcoin cai como Ethereum, DeFi domina o mercado criptográfico

O frenesi contínuo no mercado de criptografia focado em finanças descentralizadas (DeFi) levou a Bitcoin líder do setor a perder seu „domínio“ por uma porcentagem significativa, mostram os dados sobre o site de rastreamento CoinMarketCap.

O Ethereum desafiando a Bitcoin?

O domínio da Bitcoin Up a medida da quota de mercado do ativo digital pioneiro em comparação com a indústria de criptografia mais ampla, caiu para o seu nível mais baixo desde 2019. É agora um valor insignificante de 57,9% do total do mercado de criptografia, de acordo com dados da CoinMarketCap.

Vem à medida que o desenvolvimento e o trabalho fundamental sobre o Ethereum atingiram novos máximos. Para um deles, a próxima atualização do ETH 2.0 do ativo, que o vê mudando para um mecanismo de prova de consenso de interesses, está por vir, o que trará consigo escalabilidade e taxas mais baixas na rede.

Outro é o boom em curso nos projetos DeFi, especialmente aqueles que fornecem negociação em cadeia, governança e outras ofertas exóticas, tais como o bloqueio de fundos para que seja doado aos usuários a uma taxa de juros alta e redistribuído a quem quer que tenha fornecido a liquidez inicial – um processo popularmente conhecido como „yield farming“.

Ethereum e a baixa taxa de transferência. Isto também tem pressionado o domínio do Bitcoin

Mas o aumento do Ethereum não é tudo. Outros protocolos como o Polkadot e o Cardano também estão oferecendo redes principais e correntes de bloqueio melhoradas e atualizadas para que os desenvolvedores possam implantar seus próprios contratos ou aplicativos inteligentes sem enfrentar a perene alta taxa do Ethereum e a baixa taxa de transferência. Isto também tem pressionado o domínio do Bitcoin.

Ao longo da história da Bitcoin, o domínio líquido do ativo sempre experimentou períodos de queda acentuada, seguidos de recuperação de sua participação no mercado alguns meses depois. Isso foi observado pela última vez em 2017-18, quando várias OICs e novas fichas roubaram temporariamente parte da participação de mercado da Bitcoin.

O acima exposto indica que os comerciantes e investidores preferem permanecer na Bitcoin ou levar seus lucros altcoin de volta para a Bitcoin, em vez de outras alternativas. No entanto, como as moedas estáveis como Tether e USDC ganham proeminência, juntamente com a mudança do interesse de um participante de varejo para Ethereum, Chainlink e Cardano – Bitcoin desfrutando da maioria do domínio no espaço criptográfico pode não ser um acessório permanente.

Enquanto isso, Bitcoin negocia a mais de $11.750 na hora da imprensa, abaixo de $250 de sua alta de $12.000 na noite de terça-feira. Ele permanece em uma tendência de alta, negociando bem acima da média móvel exponencial de 34 períodos.